Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE - SINDRAS: Mata Sul de Pernambuco funda o SINDACSE-PE

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mata Sul de Pernambuco funda o SINDACSE-PE


Posse da diretoria executiva do SINDACSE-PE

Ontem, pela manhã, na cidade de Palmares (PE), em Assembleia geral extraordinária foi dada a posse a primeira diretoria do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Mata Sul de Pernambuco  - SINDACSE-PE. A posse ocorreu após a votação em assembleia formada pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de diversas cidades da Mata Sul de Pernambuco, ao todo são 23 municípios coberto pelo novo sindicato, tendo como seu 1º presidente, Domes Filho.

Pauta
Fundação do SINDACSE-PE;
Aprovação do estatuto social; Eleição e posse da diretoria executiva e conselho fiscal; Assuntos gerais da categoria


Momento de convocação para composição da mesa do evento

MNAS presente na fundação do SINDACSE-PE 

A coordenação da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) MNAS esteve presente, na pessoa de Samuel Camelo, juntamente com o seu consultor sindical, diretor executivo do SINDACS-PE e coordenador do Fórum dos servidores do Recife, Ednaiptan de Souza Siva e a coordenadora do Centro de Integração de Educação e Saúde – CIES, da 1ª Gerência Regional de Saúde - GERES, Maria Betânia, além da presença de diversas lideranças, entre as quais a presidente da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde - AMACS, Ana Régia, e a sua vice-presidente, Fátima de Santana, Milu, presidente do Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE  - SIDRAS e Geane Gonçalves, diretora da CUT-PE. Também estiveram presentes os parlamentares: vereador Luciano João dos Santos, agente de saúde da cidade de Lajedo e o vereador Givanildo Marques dos Santos de Palmares.


Vereador Luciano João dos Santos

Parlamentar de Lajedo reconhece trabalho desenvolvido pelo consultor sindical da MNAS

O vereador da cidade pernambucana de Lajedo, Luciano João dos Santos, após cumprimentar a todos, de forma exultante, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo consultor sindical da MNAS, Ednaiptan de Souza Siva. O vereador comentou que a construção do SINDACSE-PE não teria sido possível se não fosse o trabalho desenvolvido por Ednaiptan.
O que muita gente não sabe é que Ednaiptan e Samuel Camêlo foram responsáveis pela fundação de diversos sindicatos em muitos estados brasileiros.


Um dos momentos da votação da assembleia

SINDACSE-PE a força que vem do Mata SUL de Pernambuco

O SINDACSE-PE nasceu filiado a Central Única dos Trabalhadores – CUT e com 23 municípios da Mata Sul do estado de Pernambuco, portanto, já nasce forte. A referida região esteve em evidência recentemente por meio da divulgação da situação da categoria em Barreiro.
Estiveram presente na assembleia extraordinária  de fundação os ACS e ACE  dos seguintes municípios: Água Preta, Palmares, Joaquim Nabuco, Gameleira, Ribeirão, Escada, Cortez, Amaraji, Primavera, Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirianhaem, Xexéu, Catende, Belém de Maria, Lagoa dos Gatos, Jaqueira Maraial, São Benedito do Sul e Quipapá.

Município de Barreiro um referencial para todo o Brasil

No início dessa semana divulgamos um contracheque de um agente de saúde. Nele estava registrado o valor do salário percebido pelo profissional, ou seja, o Salário Base de 1.379,20 e o bruto 1.861,92. É isso mesmo! Não há nenhum engano. O município de Barreiros, que possui uma população estimada em  40 720 habitantes e que possui uma área de apenas 229,84 km², situado a 102 km da capital Recife, paga um dos melhores salários do país aos seus agentes de saúde.
Não é possível desassociar esse referencial de valorização da luta da categoria por melhores condições laborativas. Agora com a criação do SINDACSE-PE a tendência é que as conquistas obtidas em cada um dos 23 municípios, que o compõe ,sejam compartilhadas entre eles entre si.


Guerreiras da luta pela coletividade de Caruaru

Receptividade dispensada aos membros da MNAS

A receptividade manifesta por todos os colegas da cidade de Palmares, em especial do presidente do SINDACSE-PE  foi algo que merece destaque. Apesar da tensão que um evento de tamanha magnitude pode proporcionar, a nossa comitiva foi bem recebida.
A nobre amiga de luta Ana Régia, presidente da AMACS-Caruaru e a sua vice-presidente, Fátima de Santana, também nos receberam com bastante entusiasmo e motivação.


População da Mata Sul de Pernambuco com mais saúde

Com a criação do SINDACSE-PE e a tendência de ampliação de conquistas trabalhistas, a população da Mata Sul do estado será a qualidade dos serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às endemias ampliadas. A máxima que diz que “trabalhador satisfeito produz mais,” também é cabível ao caso dos servidores públicos. A satisfação dos funcionários com melhores condições de trabalho, indubitavelmente, refletirão na qualidade dos serviços prestados a sociedade. Por sua vez, os municípios terão todos os reflexos positivos possíveis, conforme o quadro estabelecido.

Domes, presidente do SINDACSE-PE (o 2º da esquerda para a direita)


Fala de Fátima Lima, importante representante da  categoria da Mata Sul do estado de PE.


Da esquerda para a direita: Givanildo Marques dos Santos, vereador de Palmares e  Luciano João dos Santos, vereador da cidade de Lajedo.

Fala de Domes, presidente do SINDACSE-PE.




Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte: www.agentesdesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related...