Manifestação ocorreu no Centro da cidade
Profissionais das pastas de Saúde e Administração participam do ato.
Melhorias nas condições de trabalho estão entre as reivindicações.
Servidores da rede municipal de Palmares, na Mata Sul pernambucana, realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (26) no Centro da cidade. Profissionais das pastas de Saúde e da Administração, além da população em geral participam da manifestação com cartazes e panfletos.
A principal reivindicação é o reajuste salarial, que não é realizado desde 2013.
De acordo com José Lúcio, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmares, a principal reivindicação é o reajuste salarial, que não é realizado desde 2013. "Também lutamos por melhores condições de trabalho e pela a elaboração de um calendário fixo de pagamento, visto que o mesmo é feito em datas diferentes a cada mês", explica.
Ainda de acordo com o presidente, a prefeitura não está repassando os empréstimos consignados para o banco. "Os servidores fazem empréstimos consignados e o valor é descontado no contracheque. Porém, esse valor não é repassado para o banco e o servidor fica como inadimplente.
A empresária Isabelle Oliveira, uma das manifestantes, também reclama da dificuldade no atendimento na rede municipal de saúde. "O telefone da central de marcação das consultas não atende a ligação de imediato, e quando atende, as consultas demoram para serem marcadas", afirma. A manifestante disse ainda que falta medicações nas Unidades de Saúde Familiar (USF), materiais de limpeza, além de profissionais e instrumentos da Saúde Bucal.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que "quanto à saúde, a prefeitura vem trabalhando e negociando com o sindicato, para que os funcionários tenham aumentos salariais e algumas categorias, como os agentes comunitários de saúde e enfermeiros, já tiveram a melhoria salarial".
Concentração no centro de Palmares
Além dos trabalhadores, a sociedade também participou das manifestações
O departamento informou ainda sobre a situação dos medicamentos e dos materiais de limpeza nas unidades de saúde. “As USF estão sendo abastecidas gradativamente. Materiais de limpeza foram licitados e em breve estarão nos postos de saúde”.
Sobre a Administração, a assessoria afirma que a prefeitura enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a atualização de salários de diversas categorias (motorista, auxiliar administrativo, serviços gerais, vigilante) com reajustes correspondentes ao salário mínimo. “É necessário uma negociação com os servidores. A prefeitura também informa que um edital para um concurso público com vagas para diversas áreas está em fase final”, conclui.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Do G1 Caruaru - Com fotos produzidas pelos manifestantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário