Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE - SINDRAS: Agentes de Saúde do Recife vão à luta sem o SINDACS-PE

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Agentes de Saúde do Recife vão à luta sem o SINDACS-PE


Neste momento os GUERREIROS E GUERREIRAS, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Recife, estão na SEGTES/DGGTes - Secretaria de Saúde do Recife, localizada no bairro do Espinheiro - sem a presença da diretoria do SINDACS-PE. Liderada pelo ACS Fernando Severino, a articulação independente, que acontece hoje, 28/05/2013, é uma manifestação da indignação sobre a "política da boa vizinhança" que o sindicato tem feito com a gestão do novo prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio (PSB/PE). Alguns profissionais não encontram fundamento lógico para o caso das disparidades absurdas entre o valor do salário base pago na capital e os praticados nos municípios da Região Metropolitana, como é o caso de Barreiros,  com salário base de 1.379,20, totalmente divergente com o valor pago no Recife, que é de R$ 673,94.


As principais reivindicações da categoria são por melhores condições de trabalho e que o repasse dos R$ 950,00, conforme a Portaria 260/13, seja garantido integralmente.

> Acompanhe essa luta pelo Facebook, acessando o Grupo ACS e ACE de Pernambuco
> Veja essa notícia no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil no Facebook

MANS tem alertado aos ACS e ASACE

A MANS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde tem alertado a categoria sobre os riscos ocasionados pela inércia na representação do SINDACS-PE. Uma instituição que já fez história no cenário nacional, contudo, tem perdido a força por ausência de habilidade de usa diretoria executiva. Sabemos que há diretores que não aceitam a “metodologia” de trabalho adotada pelos ocupantes desse mandato que, pelo que estamos vendo, poderá ter fim no próximo ano.


Indignação que vem do interior da Região Metropolitana do Recife

O descontentamento sobre a forma de atuação do SINDACS-PE não está concentrada apenas no Recife, em outras cidades da Região Metropolitana é possível contemplar manifestações de descontentamento pela falta de assistência, como é o caso Caruaru, Bom Jardim etc.


Tentativa de desarticulação do movimento

Desesperados com a reação da categoria à inércia sindicalista, a executiva do SINDACS-PE tentou desmobilizar a categoria para o evento de hoje. A tentativa foi fã, os trabalhadores não atenderam o apelo para o não comparecimento e responderam ao apelo do agente de saúde Fernando Severino da Silva, que encabeçou o movimento.


O SINDACS-PE tem manifesto que não tem interesse em defender o trabalhador

Parece piada, mas, é uma realidade inquestionável:  O SINDACS-PE tem manifesto que não tem interesse em defender o trabalhador. Embora a instituição exista para defender os interesses da categoria, ela “perdeu de vista” o entendimento sobre esse propósito. Não podemos esquecer de que existe uma minoria que resiste, lutando contra a inércia da maioria, contudo, esta não predomina contra a imposição improdutiva dominante.

Com esse despertamento, quem sabe, se os prejuízos já acumulados pela categoria não é amenizado.




Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
Fonte: www.agentesdesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related...