Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE - SINDRAS: FENASCE e CONACS Representam ou não representam os Agentes de Saúde?

quinta-feira, 4 de julho de 2013

FENASCE e CONACS Representam ou não representam os Agentes de Saúde?

 Agentes de saúde de Água Preta (PE), manifesta-se em prol de melhores condições de trabalho

FENASCE e CONACS Representam ou não representam os Agentes de Saúde

Por todo o Brasil os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemia têm feito manifestações reivindicando por seus direitos. Praticamente todos os dias temos relatado manifestações, greves etc. Ações legítimas que não tem recebido a devida atenção, nem mesmo por instituições que deveriam defender os interesses da categoria.

No final do mês passado a coordenação da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde inquiriu as duas instituições, que supostamente possuem o papel de representar os agentes de saúde, sobre a possibilidade de apoio numa Greve Nacional, precedida de paralisações de advertência. A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde até o momento não respondeu a nossa correspondência. Já estamos realizando novo encaminhamento por meio de um dos representantes da executiva. A FENASCE - Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, na pessoa de seu presidente Fernando Cândido do Nascimento, respondeu que debaterá o assunto “Greve e Paralisação” na próxima reunião da instituição,no início de agosto. Fernando ignorou o a possibilidade de apoio à  MNAS, numa Greve Nacional. Sempre nutrimos muito respeito pela liderança que ele representa, contudo, não podemos ficar inertes quando identificamos que causas tão primordiais para os ACS’s e ACE’s sejam tratadas de forma secundárias, sem nenhuma importância.


Fernando Cândido do Nascimento
E como fica os trabalhadores que estão lutando sozinhos, por todo o Brasil? Por que eles estão sem apoio dessas instituições que existe para defendê-los? Quem saberia nos responder?


 Sem o apoio da FENASCE e CONACS os agentes de saúde de Paraguaçu foram pra rua em busca do incentivo. O Piso Nacional irá completar 10 anos sem resultados.

Afinal para que serve uma Federação?

Na mesma correspondência que inquirimos sobre o apoio a uma Greve Nacional, interrogamos sobre a situação dos agentes em situação precária e o Piso Salarial Nacional. Estes dois últimos temas também foram totalmente desprezados pelo presidente da FENASCE. Perguntamos mais uma vez: para que serve uma Federação?


São quase 10 anos de luta pelo Piso Nacional, sem nenhum resultado prático. A mesma coisa ocorre com os quase 200.000 agentes de saúde que sofrem com a precariedade de seus vínculos. Temos agentes sem contrato, com contrato precário, sem receber os seus direitos, entre os quais: insalubridade, o repasse integral, conforme a portaria 260/13, etc. Quantos trabalhadores estão sofrendo assédio moral, principalmente em período eleitoral?


Ou a FENASCE e a CONACS mostram a razão pelas quais existem ou não vale apena existir!

Os Agentes de Saúde e Agentes de Combate (ACS/ACE) têm lutado sozinhos, quando existe duas instituições que arrecadam recursos para representá-la e lutar ao seu lado.



Esse é o momento de irmos pras ruas, de lutar por melhores condições laborativas. Já fizemos isto uma vez e o resultado foi a EC 51 e Lei 11.350/2006. Agora, precisamos que essas instituições despertem e, se realmente representam a categoria de ACS/ACE, venham Pras Ruas!

 

Deixe o seu recado para a executiva da FENASCE e CONACS! (Veja o espaço para mensagem abaixo!)
 
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related...