Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE - SINDRAS: Dia Nacional dos Agentes de Saúde: Um dia de manifestação em todo o Brasil

sábado, 5 de outubro de 2013

Dia Nacional dos Agentes de Saúde: Um dia de manifestação em todo o Brasil


Manifestação dos Agentes de Saúde, no centro comercial de Caruaru/PE.

Em Caruaru/PE, o evento teve cobertura da impressa local e nacional, sendo transmitida em tempo real por várias emissoras de rádios.

Hoje, 04 de outubro, dia Nacional dos Agentes de Saúde, a categoria foi às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho, defender o Piso Salarial Nacional de valor equivalente a dois salários mínimos e demais pautas de interesse em comum aos agentes.
As manifestações foram convocadas pela MNAS (Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde) em parceria com entidades representativas dos agentes  comunitários de Saúde e de combate às endemias de todo o país. 

Em Pernambuco, a MNAS, representada pelo Coordenador Nacional Samuel Camêlo e o Coordenador de Articulação Sindical, Ednaiptan Souza Silva, se articulou com a categoria e entidades sindicais em Caruaru. Estima-se que, aproximadamente, 500 agentes de saúde estiveram presente ao evento, que parou o trânsito do centro comercial da cidade.

(Esq/Dir) Fátima, Ana Regia e Ednaiptan

A Presidente do SINDACSE-PE (Agreste - Sindicato Regional Setentrional do Agreste de Pernambuco, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias),
Ana Regia, falou sobre os absurdos impostos pelo prefeito José Queiroz, presidente do PDT/PE, que não tem respeitado os direitos da categoria na cidade e tem imposto barreiras ao diálogo. Ana avultou sobre a importância da união entre os agentes comunitários e de combate às endemias para o fortalecimento da luta local e nacional.

(Esq/Dir) Lindinere Ferreira, Betânia e Jaciara

Maria Betânia e Jaciara Alves, diretoras do SINDACS-PE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de PE) apartaram que o evento tem natureza nacional e que não é possível aceitar a forma como os gestores têm tratado os agentes de saúde, em nosso país. 


Samuel Camêlo, Coordenador Nacional da MNAS

Samuel Camêlo e Ednaiptan alertaram a categoria de ACS e ACE sobre os recursos disponíveis nos cofres públicos e sobre a possibilidade do pagamento do Piso Salarial Nacional, que deve ser garantido  com valores equivalentes a dois salários mínimos, não menos do que isto. Os coordenadores da MNAS apresentaram as cifras correspondentes aos investimentos feitos pelo Ministério da Saúde na Saúde municipal, pontuando a má administração desses recursos públicos.  Também foi apresentado os dados divulgados pelo UNICEF, sobre a redução do índice de mortalidade infantil, com queda de 75%, nos últimos 33 anos. Tendo o Brasil apresentado o melhor desempenho entre os países da América latina e Caribe. No nordeste há registros em que essa taxa apresentou um recuou de 82,3%, em 2013. “Isto tudo tem sido atribuído ao trabalho realizado pelos Agentes de Saúde,” asseverou Samuel Camêlo.
Em síntese, estes resultados são os nossos melhores presentes, ou seja, vermos os frutos de nosso trabalho e o quanto, por se mesmo, ele é importante. “Queremos ofertar um trabalho com melhor qualidade a população, contudo, para que tal coisa seja possível, precisamos de melhores condições de trabalho,” comentou Ednaiptan.


Nélio Costa (SINDACSE-PE), Ednaiptan (MNAS) e Lindinere Ferreira (CUT estadual e nacional)

A diretora da CUT estadual e nacional,  Lindinere Ferreira, destacou a importância do evento para a consolidação da luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores.
Apesar de uma lei local proibir a utilização de carro de som em manifestações, a categoria administrou a situação de forma bastante interessante, utilizando um mega fone. Durante a caminhada, feita pela categoria, o apoio da sociedade foi algo que se fez sentir, de forma bastante motivadora. Os professores municipais, também manifestaram apoio à manifestação.


Manifestação no centro da cidade



 Prefeitura de Caruaru emite nota sobre manifestações e diz que providenciará material de trabalho, conforme reivindicação local da categoria.

 Nota da Prefeitura de Caruaru
A Secretaria de Saúde informa que a movimentação dos agentes de saúde e endemias é nacional. Em relação à renovação de materiais de trabalho, já foi realizado processo licitatório e, em breve, serão distribuídos aos trabalhadores.

Resposta enviada pela coordenação da MNAS
É lamentável que os Agentes de Saúde de Caruaru necessitem empreender um ato, como o que foi realizado hoje, para que os seus direitos sejam garantidos! Agora, a administração do prefeito José Queiroz tem a oportunidade de ter visibilidade nacional. A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS, está dando ampla divulgação a manifestação de hoje. Será utilizado toda a rede da instituição, que conta com Twitter, Blog, Facebook etc. Tenham certeza de que, se o pleito da categoria não for atendido, novas manifestações servirão de ferramenta motivacional da gestão. O nosso desejo é de parceria em prol de toda a sociedade, contudo, se o prefeito não aceita o diálogo implementado pela categoria, lançamos mão dos meios facultados pela democracia. Esperamos que a sensatez venha seja abraçada a partir desse momento! 

Atenciosamente,

Samuel Camêlo - Coordenador Nacional da MNAS 

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related...