Sindicato dos ACS e ACE do Médio Agreste e Sertão do Estado de PE - SINDRAS: Londrina: Saúde promove oficinas para agentes comunitários e enfermeiros

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Londrina: Saúde promove oficinas para agentes comunitários e enfermeiros


Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Escrito por N.com

“Oficinas de Trabalho Bolsa Família – condicionalidades saúde” capacitam 357 profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretária de Assistência Social, realiza “Oficinas de Trabalho Bolsa Família – condicionalidades saúde”, para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros coordenadores das Unidades Básicas de Saúde de Londrina. As oficinas, que começam amanhã (27), contam com a participação de 357 profissionais da saúde.

Segundo a enfermeira coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e responsável técnica das Ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Lilian Poli, a oficina tem a finalidade de habilitar os ACS e enfermeiros coordenadores das UBS, quanto ao atendimento das famílias beneficiadas pelo programa “Bolsa Família”. “Temos o objetivo de instrumentalizar os profissionais na condução do fluxo de trabalho, quanto ao acompanhamento dos beneficiários no desenvolvimento das condicionalidades de saúde”, esclareceu.

As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias atendidas, quanto pelo poder público, para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos: de saúde, educação e assistência social.

“Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos, também, devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou lactantes, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê”, explicou Lilian.

O “Bolsa Família” é um programa do Governo Federal que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, através de transferência direta de renda, que pode variar entre R$ 32 a 242. Em Londrina, o programa atende, aproximadamente, 12 mil famílias, com renda familiar, por pessoa, de até R$ 140.

As “Oficinas de Trabalho Bolsa Família – condicionalidades saúde” serão ministradas em seis dias: 27,28 e 30 de setembro e 4, 5 e 7 de outubro em regiões diferentes, cada dia dividido por Unidades de Saúde (UBS).

Programação das oficinas

27/9 – das 8h as 12h, no anfiteatro da Vila da Saúde – Rua Jorge Casoni, 2350 (esquina com Rua Santa Catarina), Londrina;

28/9 – no anfiteatro da Vila da Saúde Rua Jorge Casoni, 2350 (esquina com Rua Santa Catarina, Londrina;

30/9 – na Associação SABI (ao Lado da UBS Bandeirantes), Rua Serra da Graciosa, 680 – Jd. Bandeirantes – Londrina;

4/10 – no anfiteatro do Hospital Zona Norte – Rua Odilon Braga, 199 – Conj. Sebastião de Melo Cesar, Londrina;

7/10 – no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Amparo (a duas quadras da UBS Marabá), rua Caquizeiro, 117 – Jd. Interlagos, Londrina.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: correiocidadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related...